Av. Padre Arlindo Vieira, 2410 - São Paulo-SP LOGIN 11 99312-2593 11 2335-1728 11 2335-1010

Gostou? compartilhe!

Conheça as regras de construção de calçadas em São Paulo

Conheça as regras de construção de calçadas em São Paulo

Com esse artigo, entenda como deixar sua calçada em dia com a lei.

Você é morador da cidade de São Paulo e tem uma calçada com obstáculos e desníveis? Saiba como realizar a manutenção e se livrar de multas.

As calçadas da cidade de São Paulo devem estar dentro da lei. Os inquilinos e proprietários de imóveis devem manter o espaço de passeio sem obstáculos pra os pedestres, caso contrário, poderão ser autuados em R$ 300,00 por metro linear de passeio, independente da área danificada.

Essa regra estabelece que a responsabilidade pela construção, conservação, reforma e manutenção das calçadas cabe ao proprietário e ao locatário do local, sendo ele comercial ou residencial. A largura mínima do espaço de passeio é de 1,20 metros.

É responsabilidade das subprefeituras da cidade a fiscalização e a identificação de casos específicos de necessidade de alteração na largura das vias.
Um decreto define o padrão arquitetônico para as calçadas da cidade, que garante normas de acessibilidade e os materiais que podem ser utilizados. Elas deverão ser divididas em faixas identificadas por cor. Se tiverem até 2 metros de largura, deverão ter duas faixas, e se tiverem mais de 2 metros de largura, deverão ter 3 faixas.

• Faixa de serviço: largura mínima de 0,75m e fica mais próxima da rua. Ela é destinada para a colocação de itens como lixeira, postes, árvores, rampas de acesso, iluminação, bancos, entre outros.
• Faixa livre: largura mínima de 1,20m, e é destinada para a circulação de pedestres, portanto, deve estar livre de desníveis e obstáculos.
• Faixa de acesso: Existe apenas em calçadas com mais de 2m e se localiza em frente às residências ou comércio. Pode conter mesas e cadeiras dos bares, toldos, vegetação, rampas e propagandas que não dificultem o acesso ao imóvel.
O piso de ladrilhos hidráulicos é ideal para ser usado nesse ambiente, já que possui resistência a fenômenos naturais e ao grande fluxo de pessoas, fazendo com que a manutenção seja menor e leve mais tempo para acontecer.

Conheça a Ladrilhos Maria Estela, empresa fabricante de ladrilhos hidráulicos localizada em São Paulo. Oferecemos confiança e qualidade em nossos produtos, para que não tenha preocupações. www.ladrilhosmariaestela.com.br



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Ladrilhos Maria Estela Whatsapp Ladrilhos Maria Estela